Entrevista: Letícia Croft (Comédia Raider)



O Croft Zone tem o prazer de mostrar a vocês agora, a entrevista divertida que tivemos com a dona do blog/site Comédia Raider. Conhecida como Letícia Croft, ela nos contou toda sua trajetória como fã e como deu vida ao blog de humor de Lara Croft. Aproveitem!


CZ: Como você conheceu a série? Em que circunstância? Você tinha quantos anos nessa época?

Letícia: Foi na época que saiu o playstation 1, e aquela febre toda, meu irmão acabou tendo seu console. Eu, no caso, só fui ter o meu em 2000, e como eu não sabia nada de jogos pra play 1, meu irmão me veio e trouxe pra mim o TR2. Eu fui jogar para ver como era, eu amei! Mas como eu era muito nova, eu não zerava as fases, porque tinha medo xD. Daí, eu jogava na Lara´s Home e aquelas fases que não tinha muito medo de encarar. Meu irmão também comprava revistas de games, e era com elas que eu descobria os lançamentos e jogos já lançados de TR, e não deu outra: comprava os que já tinham lançados (TR1 e TR3) e foi a partir do TR4 que lançou, eu pude comprar e acompanhar. Eu tinha 10 anos quando conheci o TR2  e assim os outros jogos.

CZ: Sobre o que já foi divulgado a respeito do novo game da franquia. Você gostou ou achou desnecessária toda essa total reformulação na série?

L: Bom, é aquele negócio, Tomb Raider tem um só objetivo: acompanhar a tecnologia e a época que se encontra. Desde 1996 até hoje, TR é referência na cultura popular e tecnologia ao mesmo tempo. Nunca considerarei algum TR desnecessário, mesmo porque todos fizeram história, todos são diferentes, todos são únicos em gráficos, jogabilidade e estória da personagem. Só acho que hoje, com o novo TR, foi apenas o que era esperado: Uma Lara atual, jovem (sempre, ela nunca envelhece ! kkk) com brincos, e cabelos mais na moda. É claro que fugiu muito do clássico, mas os produtores querem é o diferente, a Lara mais vulnerável, e não a fodona que conhecemos antes. Sempre querem inovar, e como nós somos acostumados com o TR antigo, achamos estranho no começo, mas depois nós acostumamos, como no meu caso mesmo.

CZ: Sobre os filmes, o que você achou deles, e qual é o seu Tomb Raider preferido?

L: Bom, no começo eu torci o nariz pro primeiro filme ( e jurei de pé junto que a Angelina Jolie não era a Lara Croft como eu esperava). Mas com o tempo eu me acostumei, e aprendi a gostar da Angelina, e fui vendo e revendo os filmes ( infelizmente nunca assisti algum no cinema =[ ) e vi que a Jolie foi sim uma ótima atriz, e deu seu sangue nas filmagens. Hoje, eu gosto sim dos filmes, e me dá aquela adrenalina gostosa de acompanhar com ela.

Sobre o TR favorito, eu odeio essa pergunta ! hahahaah Eu amo todos, e sei lá, eu tenho esse receio de que tenho que escolher só um. Bom, vou dizer os que me mais marcaram , todos ?? KKKKKKK Okay okay, vou citar o TR3, pois sei lá, eu me identifiquei muito com ele xD

CZ: Após 16 anos, você acredita que ainda Lara Croft, e a série, possam durar por mais quantos anos?

Eu creio que TR nunca vai acabar ( espero ! ). Na verdade, eles (Core e Eidos) tentaram fechar a saga com o TR4 e aquele sumiço  da Lara que partiu o coração de todo mundo da época, e é claro, os fãs não queriam que acabasse e não acabou. Acho muito pouco provável que TR acabe, a não ser que tenha uma queda muito gigantesca de vendas e brigas entre produtoras (atuais Crystal Dinamics e Square Enix), pois TR acompanhou a tecnologia, o pc, play 1,2,3  e etc, faz e gera lucro pra todo mundo, Lara é um ícone muito forte nos jogos e tem muitos méritos, seria uma pena e um arrombo no coração de todo mundo se acabasse.

CZ: Sabemos que você administra o blog ''Comédia Raider''. Como surgiu a idéia para criar ele?

L: Nossa, essa história vai ser engraçada ! hahahaa
Um dia em 2008, estava no youtube assistindo alguns videos de TR engraçados que fãs estrangeiros fazem...dai eu pensei:

"Poxa, não existe vídeo engraçado de TR brasileiro".

Fui pensando em algumas situações, e arrisquei, fiz três videos de Comédia, onde eu precisava de um nome, e criei o Comédia Raider . Pronto, criei os videos. Mas pra mim, não era o suficiente, queria também criar e administrar um site de Tomb Raider, mas como já existia alguns brasileiros e portugueses com conteúdo e etc, não sabia como e nem do que fazer. Daí me surgiu a idéia do Comédia Raider surgir em versão blog/site, pois não existia nenhum brasileiro, daí beleza. Mas o que eu colocaria nele? Eu estava um dia no site Desciclopédia, e fiquei brava ( fiquei mesmo) com o artigo que eles tem da Lara Croft, chamando ela de prostituta e etc., mas daí foi olhando isso que tive a idéia de criar o Desciclopédia TR, onde teria artigos engraçados de todos os personagens de todos os jogos de TR, e foi até bom, pois tinha fãs que nem faziam idéia qual personagem tinha função nos jogos. Daí fui criando tudo, layout, os posts e etc. E também criei a area fã, já que fui rejeitada em algumas áreas fãs de alguns sites que pretendo não citar, mas eu não rejeitaria os fãs no meu blog, então quis dar espaço pra eles também. E depois que o Comédia Raider ficou pronto, convidei o designer Toby Gard para ver, ele viu aprovou, e deixou eu ter a foto dele no blog/site. Bom, o Comédia Raider hoje é isso, XD bem humorado e sempre tento colocar algo novo.

CZ: Como você vê Tomb Raider hoje diante de outras séries famosas, como Uncharted?

L: Eu vejo que cada jogo tem seu estilo e seus pontos bons. É claro que sempre tentam comparar Uncharted e TR, já que são semelhantes os personagens. Eu não cheguei a jogar UN ainda, mas quem sabe eu jogo. Sobre isso, eu fiz algumas tirinhas brincando com eles, mas apenas humor crítico, mesmo porque as vezes vem "fã" fanático dizendo que TR foi copiado de UN, que é um absurdo sem tamanho.

CZ: Voltando ao Comédia Raider, como ele funciona? Você tem uma equipe?

L: O Comédia Raider tem eu ( claro dãã), e mais um amigo de confiança o Aldair, que me ajuda na revisão de artigos e de dicas pra melhoria do site. Por enquanto, eu não chamo mais alguém porque quero dar uma atualizada primeiro e ver o que poderia ser feito por mais alguém. O Comédia conta com as postagens criadas por mim e pelo Aldair ( tirinhas, montagens, xnas, e etc), os artigos da Desciclopédia e etc são eu que crio/edito, e também tem a área fã, que os fãs mandam seus materiais por e-mail, que depois eu pego e posto no blog/site.

CZ: O que significa Tomb Raider para você?

L: Nossa cara, como eu posso explicar isso ? Me senti agora, eu, com 10 anos jogando TR2 perdida no labirinto da Croft Manor. E agora, lembrando tudo de bom que TR passou na minha vida, e eu crescendo junto com a saga... Cara, Tomb Raider é tudo de bom e muito mais, fez e faz parte da minha vida, eu cresci jogando Tomb Raider, chorei com as " mortes" e sumiços da Lara, e acompanhei cada aventura e, me ajudou a crescer, a ficar forte, sempre lutar, nunca desistir e curtir cada minuto da minha vida como uma aventura intensa. Hoje sou uma mulher, e aprendi muito com a Lara, ela me ajudou a me tornar a mulher que sou hoje. Afinal, com a Lara Croft, eu não tenho o que temer, e se eu caio, eu levanto, assim como a Lara também caí, e se levanta. O bom de TR é isso, um personagem sem poderes que conseguiu ser espetacular. E isso nos identifica também, pois também somos normais, e a Lara também é ( exceto suas habilidades com armas e atletismo) mas mesmo assim, Tomb Raider mostrou que uma mulher pode tudo, assim também nós podemos ter uma aventura sem limites.

CZ: Core Design ou Crystal Dynamics e por quê?

L: Core Design. Bom, primeiro porque foi ela que fez TR se tornar épico. Apesar dos problemas que teve, e do triste final com TR AOD, a Core foi fiel a saga, deixando os jogos muito bem criados, com uma jogabilidade extremamente difícil e emocionate, não tem como você jogar TR sem vibrar  e se assustar junto com a Lara. Core conseguiu manter a linha, com os games bons e excelentes. Porém não conseguiu acompanhar com rapidez a revolução da era digital, a Eidos pressionou muito a Core pra fazer um jogo bom e com gráfico da época (lançamento do play 2 ) e acabou saindo TRAOD ( eu gosto do AOD ). Enfim, a Core pode ter decepcionado muita gente, mas eu penso que ela merece respeito, afinal, ela é responsável pelos clássicos.

CZ: Poderia deixar um recado para os seguidores do Comédia Raider e para quem quiser conhecer o blog?

L: Bom, primeiro eu gostaria de pedir desculpa a todos, pelos textos enormes xD
Eu queria agradecer a todos, sério mesmo, pois muitos me ajudaram e me ajudam até hoje a manter o Comédia Raider em pé (mandando os materiais na area fã), elogiando meu blog site e a mim. Eu fico muito contente em saber que todo meu esforço e dedicação são reconhecidos pelas pessoas e pelos sites de TR. Eu agradeço a você, que lê ou já leu o Comédia Raider blog, e também assistiu os vídeos do Comédia Raider, agradeço de coração. Também agradeço a equipe do Croft zone, que me entrevistou e conversou comigo gentilmente, vocês são demais !

Beijão a todos e ótimo jogo de TR pra vocês !

Nós que agradecemos Letícia, e se você quer ser o próximo entrevistado nos diga nos comentários aqui do blog :)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Audrey Santos

Maluco pela franquia Tomb Raider, jogo desde os 10 anos e já passei por vários fansites da personagem onde sempre me senti bem para expressar a minha admiração pela franquia. Passei pelos fansites World Croft, Lara's Backpack, Tumba Croft, Portal Lara's Backpack, Portal Croft e sou administrador e dono do Universo Croft. São 16 anos de contentamentos descontentes com a melhor exploradora do mundo.

3 comentários:

  1. Muito obrigada por me entrevistar Audrey, agradeço mesmo de coração, fiquei muito feliz =)

    ResponderExcluir
  2. Quase chorei,minha história é meio parecida kk conheci a Lara no TR2 com 6 anos e cresci junto com a série,por isso o TR2 é o meu favorito porque eu volto a me sentir com 6 anos naquela época,bate uma saudade,vontade de chorar...

    ResponderExcluir