Demoramos, mais eis que voltamos com a nossa 2ª temporada de entrevistas com os fãs da série pelo mundo. Começamos dessa vez pelo Brasil, conversando com Lodair Bosquetti, um rapaz tranquilo que como todos nós é vidrado em Lara Croft e em seus jogos. Conversou sobre tudo da série e sobre seu blog Examinando Pixels que está cada vez mais tendo visibilidade entre os fãs de Tomb Raider.
CZ: Como você conheceu a série? Em que circunstância? Você tinha quantos anos nessa época?
Lodair: Eu vi o poster do 2º filme Tomb Raider no cinema da minha cidade e fiquei interessado em assistir; até o momento eu já tinha ouvido falar da série de jogos, mas nunca tinha ido atrás de jogar. Após assistir o 2º filme eu fiquei vidrado com ele, e com Lara Croft, e a primeira coisa que fiz no dia seguinte foi começar a jogar os games, começando por TRIV. Na época, em 2003, eu tinha 15 anos.
CZ: Sobre o que já foi divulgado a respeito do novo game da franquia. Você gostou ou achou desnecessária toda essa total reformulação na série?
L: Em uma primeira instância eu não gostei do fato deles fazerem um reboot na franquia, porém ao analisar racionalmente, eu vejo que ou eles faziam isso ou a série morreria de vez, em minha opinião. Então fico feliz que Lara esteja tendo uma segunda (ou nesse caso, terceira) chance, por gostar muito da franquia.
CZ: Sobre os filmes, o que você achou deles, e qual é o seu Tomb Raider preferido?
L: Eu analiso os filmes como sendo bons, de um ponto comercial, por “jogarem mais luz” sobre a franquia, por assim dizer, e por serem bem feitos, em questão de seleção de elenco, efeitos especiais, etc.; eles só pecaram um pouco no roteiro (ou falta dele), mas então acho que no contexto dos filmes o roteiro não é o principal mesmo.
Agora, em um ponto de vista pessoal, eu tenho uma visão bastante ambígua sobre os filmes; eu curto o fato de haverem os filmes por um deles (mais especificamente o segundo) ter me levado a conhecer a franquia, mas ao mesmo tempo eu os acho muito nada a ver com os jogos, além de meio que terem “banalizado” a franquia, fatores que eu considero ruins.
O meu jogo preferido é Tomb Raider: The Last Revelation, por ter sido o primeiro TR que eu joguei, ou seja, o TR que me introduziu a franquia, e por, na minha opinião, ser um jogo muito bem feito em questão de história, jogabilidade, design das fases, desenvolvimento dos personagens, gráficos, etc.
CZ: Após 16 anos, você acredita que ainda Lara Croft, e a série, possam durar por mais quantos anos?
L: Eu acho que a série ainda pode durar por mais 16 anos, ou até mais. A única diferença é que o mercado de games hoje é bem mais competitivo, e os próprios jogadores também o são, então para que a franquia continue existindo, é preciso que os produtores se foquem muito na qualidade dos jogos, caso contrário TR ficará para trás e será inevitavelmente esquecido. Ou seja, é necessária uma constante inovação e evolução dos elementos da série.
CZ: Sabemos que você administra a versão em português do ótimo blog inglês Perusing Pixels. Pode contar um pouco mais sobre o blog e o que te levou a fazer uma versão em nosso idioma?
L: Bem, para quem não conhece, o blog Perusing Pixels é uma "jornada fotográfica" da jogadora inglesa Twin Pistols pela série de jogos Tomb Raider; os jogos são analisados, fase a fase, com uma visão humorística e sarcástica. A Twin Pistols começou o blog em 2009, e de lá para cá já completou a análise de TR1, TR1 Gold, TR2, e está atualmente em TR2 Gold. Eu acho a ideia dela muito genial, por ser algo original e ao mesmo tempo muito divertido, uma vez que ela possui um ótimo senso de humor, para não mencionar a nostalgia envolvida em todo o processo.
O que me levou a querer traduzir o blog foi o fato de eu achar a ideia tão genial que quis de cara que ela tivesse um alcance maior. Sabendo que existem muitos fãs de TR no Brasil e em Portugal, fãs estes que não possuem um domínio do idioma inglês, eu achei um lance legal começar a traduzir o blog para o português, e bateu de eu, na época, estar procurando algo com o qual exercitar meu inglês e a minha tradução, então eu acabei unindo o útil para mim ao agradável para todos os fãs de TR falantes de português.
CZ: Como você vê Tomb Raider hoje diante de outras séries famosas, como Uncharted?
L: É aquilo que eu disse anteriormente, o mercado de jogos hoje em dia está bem mais competitivo do que ele era na época que TR surgiu; quando TR surgiu ele redefiniu o gênero de plataforma e teve grande participação na criação de um gênero totalmente novo (o de ação/aventura), mas atualmente o mercado está cheio do jogos no mesmo estilo, entre eles Uncharted, então não é mais possível se apostar em ser algo único, sem competidores. Os fatores não mudaram, o que continua valendo hoje é o que valia em 1996, ou seja a originalidade; o que mudou é que entraram mais competidores no jogo.
Eu vejo TR hoje como uma série que está conseguindo ficar em foco mesmo com o fato de existir a um tempo bastante considerável, então isso é bom. Porém, novamente como eu disse acima, manter esse foco hoje em dia é bem mais trabalhoso do que era antigamente, então se a franquia quiser continuar tendo seu lugar sob os holofotes, é preciso que ela seja algo bem feito e algo que realmente inove.
CZ: Voltando ao Examinando Pixels, como é o seu relacionamento com a autora do blog original?
L: Eu e a Twin Pistols mantemos um relacionamento muito bom. Eu pedi autorização a ela para começar a traduzir o blog, em primeiro lugar, e ela cedeu com muita boa vontade, o que já contou muitos pontos na consideração que eu tenho por ela, uma vez que nem todo autor estaria a fim de ter sua obra traduzida. Atualmente nós trocamos e-mails regularmente, e ela demonstra ser uma pessoa bastante legal! Eu gosto muito de conversar com ela e pretendo conhece-la pessoalmente na primeira oportunidade que surgir.
CZ: O que significa Tomb Raider para você?
L: Tomb Raider tem uma grande importância para mim. Eu estimo muito os jogos, e não vou longe ao dizer que a personalidade de Lara Croft teve uma grande influência na formação da minha própria personalidade, ao menos a personalidade original dela, até AoD. É um dos jogos que eu mais jogo, então também é uma das minhas principais fontes de entretenimento; além disso tudo, a série que me fez começar a me interessar por história, mitologia, e culturas antigas, então também a estimo por ter cultivado esse meu lado “explorador”.
CZ: Core Design ou Crystal Dynamics e por quê?
L: Eu diria Core Design E Crystal Dynamics. A Core logicamente por ter criado a franquia e ter tido um grande cuidado com ela e com Lara, até tê-la tirada de suas mãos por incompetência da Eidos, e por até hoje os TRs criados por ela serem os melhores, na minha opinião. A Crystal D. por ter tirado o jogo do esquecimento, causado pela Eidos, e tê-lo mantido relevante e competitivo nos dias de hoje; mesmo com ela ainda não ter acertado ao agradar os fãs antigos de TR, como eu, estou com uma expectativa muito alta em relação ao reboot e ao futuro da franquia, e espero que a Crystal responda as minhas expectativas, embora eu saiba que TR nunca voltará a ser o que era na época da Core Design.
CZ: Poderia deixar um recado para os seguidores do Examinando Pixels e para quem quiser conhecer o blog?
L: Bem, eu agradeço a todos os meus leitores, por terem feito o blog possível, afinal de contas ele não tem muito sentido sem vocês o lendo.
Vocês podem, e devem mandar suas sugestões e opiniões na seção de comentários embaixo de cada post, até mesmo em relação a erros de tradução que eu possa eventualmente ter cometido; eles serão muito bem-vindos!
Para quem quiser conhecer o blog, o endereço é http://examinando-pixels.blogspot.com. Ele é atualizado seguindo as atualizações do blog original, o Perusing Pixels (http://perusing-pixels.blogspot.com), e já conta com as análises de TR1, TR1 Gold e TR2, sendo que atualmente o jogo TR2 Gold está sendo publicado. Ficarei muito feliz se vocês forem o conhecer, e espero que vocês gostem dele!
Muito obrigado Lodair :)
Gostaram da entrevista? Querem ser os próximos? Fiquem atentos, pois a qualquer momento vocês podem ser os próximos convidados do Croft Zone!
0 comentários:
Postar um comentário