A cobertura sobre o fechamento do primeiro e mais visado fansite oficial brasileiro sobre Tomb Raider, está a todo vapor aqui no Crot Zone. Já divulgamos a entrevista com Diego Ruan (dono e administrador) e colocamos a primeira parte de um grande artigo contando a história do World Croft.
Estaremos colocando a cada semana uma entrevista com um dos membros da equipe para sabermos o ponto de vista de cada um deles. Para começar, escolhemos Rui Cássio que foi uma peça chave no desenvolvimento e aprimoramento gráfico do site. Além de encarregado de várias tatefas, Rui era um 'faz tudo' e provou mesmo que quase anonimamente, é um excelente escritor.
Confira abaixo a entrevista que fizemos com Rui, que como poderão ler e notar, é verdadeiro nas palavras doa a quem doer. Leia:
1ª - Qual foi o motivo do fechamento do World Croft?
Rui: O principal motivo do fechamendo do World Croft sem dúvidas foi o desânimo. Não que os problemas financeiros que o site já passou não tenham influenciado nessa decisão, até porque sempre preferimos um site limpo, do que cheio de propagandas que desagradam os visitantes. Sentimos que não havia mais ânimo para trabalhar e alguns trabalhos, que por mais que pareçam ótimos vistos de fora, não saíram como nós queriamos. Por mais que não pareça, o site era feito de detalhes mínimos que por muitos não era percebido e esses por diversas vezes nos incomodavam e consumiam muito tempo.
2ª - Como foi para você fazer parte do World Croft?
Rui: Foi ótimo. Antes de entrar pro site sempre via ele como uma ótima fonte de notícias e dava indiretas pro Henrique me por na equipe ( ). Mesmo que meu nome sempre aparecesse discretamente nos posts, creio que essa minha passagem pelo site contribuiu muito pro crescimento dele. Eu não estava presente no surgimento e nem na "oficialização", mas creio que meu maior trabalho com o site foi no momento de transição de blog para site. Eu e Henrique trabalhamos sem descanso pra levar o site do jeito que queríamos dentro do prazo (ou quase). Mesmo com algumas seções faltando e tudo mais, o site foi muito elogiado, embora é claro os créditos nunca vinham para nós. Sem dúvidas foi uma ótima fase e de grande trabalho, do qual me orgulho muito.
3ª - Como foi o seu primeiro contato com a série e como foi que você reagiu ao 'descobrir Lara Croft'?
Rui: Costumo dizer que comecei a gostar de Tomb Raider em 3 momentos. A primeira vez que tive contato 'visual' com o jogo foi com a minha antiga vizinha jogando Tomb Raider 2 (que naquela época nem o nome eu sabia direito) no computador e eu achei incrível. Se passaram alguns anos e esqueci do jogo. O segundo contato foi no clássico disco de demos do PSOne. Foi um momento meio nostálgico. Revi aquele jogo que me pareceu muito familiar, mas que eu nunca havia jogado. Assim que peguei o controle descobri porque. Tomb Raider tinha uma jogabilidade um pouco diferente dos jogos da época e eu lutava pra me acostumar com ela, o que me fez desistir do jogo. O terceiro contato foi com Tomb Raider Chronicles. Uma amiga minha do colégio havia comprado e me emprestou pra testar. E foi nesse momento que me apaixonei e viciei no jogo. Em seguida parti pro AOD que eu lutava pra rodar no meu PC podre. Depois joguei os clássicos, os da Crystal no PS2 e mais tarde no PC. Uffa, fim(se referindo ao tempo que perdeu digitando a resposta).
4ª - Sobre o que já foi divulgado a respeito do novo game da franquia. Você gostou ou achou desnecessária toda essa total reformulação na série?
Rui: Pra mim foi totalmente necessário. Tomb Raider estava no fundo do poço, não tem como negar. Mesmo que as marcas Tomb Raider e Lara Croft ainda tinham um grande sucesso, a qualidade dos jogos estava muito abaixo das outras franquias. Tudo bem que isso não justifica um reboot, mas como a franquia estava saturada e as vendas em baixa, creio que tenha sido a melhor decisão para atrair um novo público. Afinal, tudo se trata de dinheiro. Acredito que se esse jogo for um fracasso, podemos dar adeus à franquia.
5ª - Na sua opinião, quais são os pontos positivos e negativos da Core Design e da Crystal Dynamics?
Rui: Core Design: Criação da franquia é claro. Afinal, foi isso que consquistou boa parte dos fãs e que revolucionou o mundo dos jogos. E a parte ruim da Core foi tentar matar Lara em Tomb Raider 4. Mesmo com as ideias se esgotando e a Eidos querendo jogo novo todo ano, pra mim foi esse momento que fez a série ir pro fundo do poço (ou da tumba?).
Crystal Dynamics: Restauração da franquia. Mesmo Legend não sendo um jogo ótimo e comparável aos clássicos, foi o responsável pelo renascimento da franquia e isso pra mim a Crystal fez muito bem. PPra mim o momento máximo da Crystal foi Lara Croft and the Guardian of Light, que foi mais "Tomb Raider" do que toda a trilogia e é isso que me faz acreditar no reboot. O único ponto que a Crystal falhou pra mim foi não trazer metade do prometido pro Undeworld, que pra mim, foi uma grande decepção.
6ª - Após 15 anos, você acredita que ainda Lara Croft e a série possa durar por mais quantos anos?
Rui: Não creio que vá durar pra sempre, mas por mais algumas décadas creio que sim. Obviamente não vai ser com a mesma intensidade que no começo, afinal nada consegue manter o mesmo nível por muito tempo e a franquia não é a mesma do início. Acredito que Lara Croft vá ser sempre lembrada, mesmo que os jogos parem de ser produzidos.
7ª - Algo como James Bond talvez?
Rui: Talvez sim. Alguns ícones que marcaram seu tempo são eternizados e lembrados nas futuras gerações.
8ª - Tomb Raider significa algo em sua vida?
Rui: Com certeza. Foram vários momentos de alegria e muita diversão jogando, além de todo o trabalho no World Croft. Tomb Raider faz parte da minha vida diária, pode não ser tão parte como antes, mas sem dúvidas é algo que convive junto comigo. No computador, no meu quarto, até no trabalho as pessoas sabem da minha paixão pela série. Eu acordo olhando pra Lara na minha parede rs.
9ª - Após o World Croft você tem algum novo projeto relacionado a site/blogs de Tomb Raider? Aceitaria fazer parte de um novo site?
Rui: Não.. Eu gostava do meu trabalho no World Croft, mas consumia muito tempo meu que poderia ser usado para outras coisas. Não que o site fosse perda de tempo, mas cansava muito. Quando o World Croft tinha "acabado" e o Diego inventado o Croft Land, prometi pra mim mesmo que se o WC voltasse seria sem mim, o que não ocorreu. Acho que dessa vez estou feliz de ter tirado esse peso das costas e aproveitarei esse tempo pra mim.
10º - Sobre os filmes, o que você achou deles e qual é o seu Tomb Raider preferido?
Rui: Eu costumo gostar das coisas separadas. Gosto dos filmes sem pensar muito no jogo e foi ele que me fez fã da Angelina Jolie. Claro que eles não tem a mesma qualidade e não é tão fiel ao jogo, mas mesmo assim eu acho um bons filmes (tirando o soco no tubarão). Meu Tomb Raider favorito é o Anniversary. Gosto dele por ser uma mistura das duas empresas. Mesmo sendo produzido pela Crystal, não deixa de ser um jogo da Core.
Obrigado pela entrevista Rui
E você o que achou?
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