Já faz um bom tempo, que os fãs do fansite oficial Lara's Backpack pedem um domínio próprio para o site e quando ninguém esperava, o fato aconteceu.
Após muito tempo no ar, o fansite finalmente agora dispõe de um domínio próprio e com isso muitos benefícios são incluídos. Tendo ou não tendo domínio próprio o LB sempre foi um ótimo site e agora com o domínio será ainda melhor. Não sabe quais os benefícios? Confira agora no texto abaixo do blog Blosque que mostra as 7 razões e benefícios de se ter um blog com domínio próprio.
1 – Destaque
Em um meio onde existem literalmente milhões de blogs, ter um endereço “meufantasticodominio.com” é uma ótima ajuda para se diferenciar e destacar. Claro que só isso não resolve nada, mas se o seu conteúdo é bom, o domínio próprio torna o blog realmente único na mente do leitor/visitante.
Além de ser único, seu domínio próprio provavelmente será mais curto do que “meublog.subdominio.com”, o que o torna mais fácil de reconhecer e lembrar.
2 – Seriedade
Na mesma linha: quer você goste disso ou não, ter um domínio próprio passa uma impressão de seriedade muito maior do que um subdomínio padrão.
Again, isso por si só não significa nada, mas é uma questão de percepção. Todo mundo sabe que domínio próprio requer $$$ (mesmo que pouco) e o trabalho de configuração. Isso mostra que você fez um esforço extra para o blog, mostra mais comprometimento e seriedade.
Isso não significa que quem não usa domínio próprio não leva o blog a sério, nem que todos os que usam domínio próprio o fazem.
A questão é que se você leva o blog a sério e está comprometido com ele e com sua qualidade, ter um domínio próprio torna isso mais evidente e reforça essa idéia na mente dos visitantes – principalmente dos que visitam o blog pela primeira vez.
3 – Brand – Marca
Não há nada que facilite tanto a criação da marca do seu blog como um domínio próprio. Por que a marca é importante? Porque ela é o que facilita que as pessoas lembrem do seu blog e entendam rapidamente de que ele trata.
Ter uma “marca” reconhecível é tão importante e útil que eu fiz uma série completa sobre isso: Qual é a Marca do Seu Blog?
O domínio é parte fundamental da criação dessa marca.
4 – Controle Sobre Seu Blog
Esse é o assunto do post que estou escrevendo, que deu origem à este.
Por isso, não vou me estender sobre isso aqui; mas saiba que se você não usa um domínio próprio, pode se ver em maus lençóis caso o serviço que você usa para blogar (como Blogger ou Wordpress.com) resolver sumir com o seu blog, sem aviso prévio.
Por quê? Porque um endereço como “meudominio.blogspot.com” ou “meudominio.wordpress.com” não é seu, não lhe pertence. Caso sua conta seja cancelada ou suspensa (pelo motivo que for), você não terá acesso ao domínio para redirecioná-lo a um novo blog, por exemplo.
5 – Minimizar Riscos
Relacionado com o ponto anterior: ter um domínio próprio minimiza os riscos e eventuais perdas que você possa sofrer, caso precise migrar o blog – seja por decisão própria ou por força maior.
Esses riscos incluem:
6 – Investimento
Ter um domínio próprio é um excelente investimento. A partir do momento em que você o configura no seu blog, começa a acumular indexação, PageRank, links, antiguidade do domínio (que é um fator importante na indexação do Google), e começa a construir uma imagem mais séria e reconhecível junto ao público.
Além disso, é um investimento no futuro do blog. Você não tem como prever o que acontecerá com o blog dentro de um ano, cinco anos, dez anos.
Você não sabe se a plataforma que você usa não vai fechar as portas, passar a cobrar pelo serviço, ou mudar os termos de serviço de forma que seja inaceitável para você. (Cenários improváveis, mas possíveis).
Você não sabe se uma dia não vai querer mudar de plataforma, ou até mesmo vender o blog. Esse tipo de coisa hoje pode parecer absurdo, impossível; mas se analisar a questão honestamente, verá que não tem como ter 100% de certeza que não se verá em uma situação onde ter seu próprio domínio seja necessário e até imprescindível.
7 – Custo x Benefícios
Os benefícios de ter seu próprio domínio são muitos e extensos – tanto, que não poderia listar todos em um só post. O custo é mínimo, tanto que absolutamente qualquer um pode arcar com o custo de um domínio.
Sim, qualquer um. Um “dominio.com” custa a partir de 20 reais por ano. Os “dominio.info” são ainda mais baratos; você pode comprar um até por menos de 5 reais por ano.
Sempre é melhor usar um .com ou .com.br, mas se você não tem condições nem sequer de arcar com 20 reais anuais, usar um .info é infinitamente melhor que um subdomínio padrão. Inclusive porque no dia que você puder comprar seu .com, poderá direcionar o .info para ele sem importar onde o blog esteja hospedado.
Moral da História
Compre seu domínio próprio. Hoje mesmo!! Esteja certo de que no futuro você me agradecerá.
0 comentários:
Postar um comentário